Vai comprar panela de pressão? Veja o que considerar nessa escolha

A cozinha do dia a dia requer praticidade para permitir que os alimentos sejam preparados rapidamente. Uma das estratégias para agilizar a cocção é utilizar o cozimento pressurizado. Na hora de comprar panela de pressão, muitas pessoas hesitam por insegurança. Entretanto, basta saber escolher, usar e cuidar que todo o processo de uso desse utensílio se torna muito seguro.

Quer aprender como escolher e comprar panela de pressão? Continue lendo! Separamos as principais dicas sobre o assunto!

Como saber se uma panela de pressão é segura?

Todas as panelas devem ter o selo de aprovação do Inmetro, garantindo que elas atendam aos padrões de segurança requisitados. Confira se o modelo que você gostou tem a certificação antes de comprar. A panela também deve vir acompanhada de instruções de uso e ficha técnica com todos os detalhes do funcionamento.

Como cuidar?

Durante o uso, é importante prestar atenção ao fechamento correto da tampa, manter as válvulas por onde passa o vapor totalmente desobstruídas e garantir que a borracha esteja em boas condições.

Além disso, é importante realizar a substituição anual da borracha de sua panela, adquirindo o item de reposição de uma marca que siga as diretrizes de segurança.

Quais são os tipos?

A panela de pressão pode ser fabricada com materiais como alumínio ou inox, com revestimento antiaderente, com as seguintes características:

  • panelas de pressão de alumínio: são as mais populares, com ótimo custo-benefício. Aquecem rapidamente e de forma homogênea, mas é comum que o metal fique manchado com o passar do tempo;
  • panelas de pressão de aço inox: compensam o custo mais alto com maior resistência e durabilidade, por não oxidar nem ficar manchada. O cozimento é feito com uma melhor distribuição de calor e é possível realizar a lavagem dela na máquina de lavar louças;
  • panelas de pressão com acabamento antiaderente: facilitam a limpeza e diminuem o uso de óleo, pois ajudam a evitar que os alimentos grudem.

Quais outros recursos buscar?

Além dos diferentes materiais, podemos destacar características, como:

  • fundo triplo: entre duas camadas de inox existe uma de alumínio, fazendo com que o cozimento seja mais rápido e mantendo os alimentos quentes por mais tempo;
  • visor: muito útil para evitar que o líquido seque durante o cozimento, além de permitir que se veja o ponto dos alimentos sem abrir a panela;
  • fechamento: pode ser interno ou externo. O mais tradicional é o interno, mas os modelos recentes priorizam o externo, que é mais fácil de abrir e fechar e garante um cozimento mais rápido;
  • sistema de descompressão: é um mecanismo que agiliza a retirada da pressão, dispensando truques caseiros, como o colocar a panela na água corrente ou inserir um garfo na válvula.

Para comprar panela de pressão, é muito importante saber quais são suas necessidades e como ela será utilizada na sua cozinha. Existem muitos modelos, materiais e tamanhos disponíveis no mercado e, certamente, algum deles será perfeito para você!

Gostou do artigo? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer melhor nossos produtos e tirar todas as suas dúvidas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Posso te ajudar?
Olá!👋🏼
Estamos Online!