5 dicas para se preparar para receber amigos em casa

Sabe aquelas pessoas cujas casas possuem decorações simples, mas que parecem dominar a arte de receber? Além da simpatia, elas recorrem a uma série de estratégias para deixar as recepções mais especiais, transformando qualquer encontro em uma verdadeira festa!

A boa notícia, no entanto, é que todos podem alcançar o status de bom anfitrião. O segredo é se preparar com antecedência para receber amigos em casa da melhor maneira possível! Por isso, preste atenção nas 5 dicas a seguir:

1. Cardápio para receber amigos em casa

A escolha do cardápio deve ser guiada por dois pontos principais: o horário da recepção e as características dos convidados. Tira-gostos para petiscar em uma noitada de filmes ou um churrasco para acompanhar uma partida de futebol são bem mais informais do que um camarão alho e óleo para comemorar o aniversário da sogra, por exemplo.

Também é importante saber se alguém possui alergias ou restrições alimentares, para encontrar opções de comes que agradem a todos.

Por fim, o gelo e as bebidas (com e sem álcool) devem ser deixados sobre um móvel de fácil acesso para que os convidados se sirvam à vontade.

2. Escolha apropriada dos utensílios

A seleção das louças e talheres deve ser adequada ao cardápio. Podem ser algumas petisqueiras, um bom conjunto para churrasco ou um belo aparelho de jantar. Caso o número de convidados seja alto, não se envergonhe em usar peças diferentes.

Em relação aos guardanapos e roupas de mesa, prefira os de tons neutros em recepções mais formais; já em encontros informais, é permitido abusar de peças coloridas.

3. Montagem da mesa

Já que encontros entre amigos são descontraídos, empilhe os pratos e deixe-os junto a talheres e taças, para que cada um se sente onde preferir (à mesa ou mesmo no balcão, no sofá…).

Comes e bebem podem ficar em um aparador para abrir espaço na mesa. Se optar pelo uso de arranjos florais, cuide para que não fiquem à altura dos rostos dos convidados, o que atrapalha as conversas.

Por outro lado, caso o jantar seja mais formal, siga a etiqueta na hora de pôr a mesa:

  • pratos devem ser sobrepostos (nos respectivos lugares) em ordem de uso;
  • talheres ficam de fora pra dentro (com os cortes das facas voltados para os pratos e as colheres à direita);
  • taças são colocadas da maior para a menor, da esquerda para a direita.

4. Decoração e criação do cenário

Ainda que uma recepção temática exija muita atenção aos detalhes, ela deixa o cenário mais festivo. Se você for adepta do estilo DIY (sigla em inglês para “faça você mesmo”), libere a criatividade!

Porém, independentemente de ter ou não um tema, móveis confortáveis e uma iluminação agradável (com luzes amareladas) ajudam os convidados a relaxar. Providencie, também, um espaço apropriado para guardarem casacos e bolsas.

Não se esqueça de ter um cuidado especial com o lavabo: use uma toalha de mão bonita e um sabonete líquido suave. Também é simpático deixar kits descartáveis de higiene bucal à disposição, em uma caixinha perto da pia.

5. Playlist para animar o ambiente

Escolha estilos variados para tentar agradar a todos, programando as músicas mais animadas para o começo do evento. O volume não deve ser muito alto, para que as pessoas consigam conversar sem gritar.

Viu como, na hora de receber amigos em casa, cuidar de cada detalhe garante que todos saiam contentes (além de ser uma tarefa pra lá de prazerosa)? Depois é só curtir os elogios e se preparar para o próximo encontro! Por fim, ao término da recepção, vá descansar e deixe a limpeza para depois. Pense que, quanto maior a bagunça, mais memorável terá sido seu evento.

Se você gostou desse post, siga nossas redes sociais e acompanhe outros conteúdos inspiradores. Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *