Tipos de facas: entenda as características de cada uma

Os tipos de facas para cozinha disponíveis no mercado são tão diversos que é impossível não ter dúvidas. Entre tantas opções, qual será o melhor formato? Será que o modelo faz realmente diferença na forma de uso?

Escolher uma faca mais parece um desafio. Mas você não precisa ser cozinheiro profissional para conhecer melhor as suas ferramentas e aplicações. Se você quer saber mais sobre os tipos de facas e como utilizar cada um deles, continue acompanhando este artigo!

Faca de chef

A faca de chef, também conhecida como faca para carne, é o modelo mais versátil e que permite várias formas de cortes. Quem é mais minimalista e deseja ter poucas facas deve considerar adquirir esse modelo tão multifuncional. Ela pode ser usada nos preparos cotidianos, em receitas complexas e até mesmo no churrasco.

Cutelo

O cutelo é um dos tipos de facas para cozinha que mais assusta aqueles que nunca o utilizaram. Isso acontece especialmente pela lâmina grande, usada para o corte de materiais mais rígidos, como ossos e carnes congeladas.

Existem dois tipos de cutelo:

  • europeu: mais pesado e com uso que geralmente se limita às carnes e ossos;
  • chinês: mais leve e fácil de manusear.

O cutelo mais leve, no estilo chinês, é mais versátil e pode ser usado também para cortar legumes, frutas e verduras com precisão.

Faca Santoku

A faca Santoku é a versão japonesa da faca de chef. Santoku quer dizer “três virtudes” ou “três usos”, indicando as especialidades dessa faca: cortar, picar e fatiar os mais variados alimentos.

Faca de serra ou faca para pães

Pode parecer estranho ter uma faca desenhada especialmente para cortar pães. Entretanto, aqueles que já amassaram e despedaçaram um pão ao tentar fatiá-lo com uma faca comum conseguem enxergar sua utilidade.

A lâmina serrilhada da faca de pão permite um corte mais fácil da casca e evita que o pão seja amassado. Além de pães, essa faca também é útil para o corte de bolos que serão recheados.

Faca de serrilha

Com o serrilhado um pouco menor do que a faca para pão, esse instrumento serve para cortar alimentos de superfície mais lisa, como tomates e caquis.

Faca para legumes

Utilizar uma faca para legumes é interessante para agilizar processos que envolvem itens pequenos, como descascar, remover sementes ou limpar camarões. Ela é menor que a faca de chef, por isso o manuseio dos alimentos é mais prático.

Faca para desossar

Quem aprecia receitas que envolvem desossar e rechear peças de carne, especialmente de aves, vai gostar de ter em casa uma faca para desossar. De lâmina longa e fina, esse utensílio de cozinha facilita a perfuração das carnes e a separação dos ossos sem “desmontar” a peça com cortes.

Há muitos tipos de facas para cozinha e a maneira certa de utilizar cada um deles varia bastante. O ideal é escolher as facas de acordo com a necessidade e habilidade do cozinheiro. Na Exclusiva Utilidades você pode encontrar diversos modelos de facas e selecionar aqueles que combinam melhor com você!

Agora que você já sabe qual faca escolher, acesse a loja virtual da Exclusiva Utilidades e veja nossas opções!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *