Quais são os diferenciais de formas de silicone na cozinha? Entenda

Não é à toa que a forma de silicone é o xodó de confeiteiros e de quem gosta de se aventurar na cozinha. Ao contrário da forma de alumínio, esse tipo de forma não enferruja, não mancha, é antiaderente e maleável. Além de tudo isso, ela não solta resíduos que podem ser prejudiciais à saúde.

Há uma infinidade de opções de formas de silicone em diferentes cores e formatos. Com elas você pode fazer pudinsbolos, cupcakes, tortas, bombons e o que mais sua imaginação permitir. Com certeza existe uma forma ideal para o que você precisa!

Neste post, você vai conferir as vantagens desse material e as respostas aos principais questionamentos de quem está procurando ou já comprou uma forma de silicone. Boa leitura!

Quais são as vantagens das formas de silicone?

Além de lindos e práticos, os moldes de silicone podem ser dobrados ou amassados sem perder o formato original. Dessa maneira, eles ocupam menos espaço no armário.

Outra vantagem das formas de silicone é que elas aquecem de maneira rápida e cozinham a receita igualmente, sem queimar as bordas ou a parte inferior, garantindo preparações muito mais saborosas! Essas formas também não retêm cheiro e esfriam rapidamente após o uso.

A forma de silicone pode ir ao forno e micro-ondas?

Sim! A moldes de silicone são resistentes a temperaturas extremamente altas ou baixas, geralmente de -45 a +220°C (é importante conferir as orientações do fabricante de cada utensílio). Por isso, pode ir tranquilamente ao forno, seja a gás, elétrico ou micro-ondas.

O silicone também pode ir para a geladeira logo depois de sair do forno.

Devo untar a forma de silicone?

Geralmente não é necessário untar a forma desse material. Alguns fabricantes, entretanto, recomendam que ela seja untada nos primeiros usos — verifique as instruções de uso de cada produto.

O silicone dispensa o uso de papel-manteiga ou qualquer outro papel antiaderente, garantindo ainda mais economia e praticidade na hora de cozinhar, além de ser bom para o meio ambiente.

Como lavar a forma de silicone?

O silicone é um material resistente, mas exige cuidados na hora da lavagem. O mais indicado é deixar o utensílio de molho em água morna. Em seguida, lave com a parte macia da esponja e um pouco de detergente. Cuide para não deixar nenhum resquício de massa entre as fendas da forma.

A maioria dos moldes de silicone podem ser levados à máquina lava-louças. Para confirmar, verifique as indicações do fabricante do produto.

Não utilize nenhum objeto pontiagudo, como facas, para limpar o molde. Não utilize também esponjas de aço nem a parte verde da esponja.

Qual é a durabilidade desse material?

Se você utilizar, lavar e armazenar a forma de maneira adequada, ela pode durar mais de dez anos! Por isso, cuide bem desses utensílios para que eles tenham uma longa vida na cozinha.

Os utensílios de silicone são extremamente práticos e duráveis. Para garantir que o produto tenha qualidade e que não coloque em risco sua saúde, confira sempre na embalagem o selo de aprovação do controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Gostou de saber mais sobre a forma de silicone? Outros utensílios de silicone, como espátulas, também têm todos esses benefícios. Com tantas vantagens e facilidades, vale a pena ter esses itens na sua cozinha!

A Exclusiva Utilidades tem centenas de opções de utensílios de silicone para a sua casa, como forma para pudim de silicone laranjaforma redonda de silicone roxo para bolo e forma retangular roxa. Confira todas as opções em nosso site!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Posso te ajudar?
Olá!👋🏼
Estamos Online!