6 dicas de organização da casa que você não pode perder

Para quem acabou de casar ou está morando sozinho pela primeira vez, pode ser complicado deixar a casa arrumada. Quando temos organização em um lar, torna-se muito mais fácil encontrar o que necessitamos, o que agiliza as tarefas simples do dia a dia, além de parecer que a casa está sempre limpa.

Neste post, selecionamos 6 dicas de organização da casa que vão ajudar você a ter sucesso nessa tarefa. Continue a leitura!

1. Defina a função de cada espaço

Saber qual a função de cada cômodo é importante para que ele não receba objetos que não pertençam a ele. Assim, você tem cada móvel e objeto de decoração em seu devido lugar.

Dessa forma, um quarto que muitas vezes também funciona como um escritório, por exemplo precisa ter definido quais objetos e móveis devem ocupar cada lugar, para que eles fiquem bem-organizados. Isso permite identificar onde termina o escritório e onde começa o local de descanso.

2. Tire um dia para cada cômodo

Para facilitar a organização, uma ideia interessante é organizar um cômodo por dia, o que pode ser feito ao chegar do trabalho. A ideia é não passar muito tempo organizando o ambiente, a fim de que esta não se torne uma tarefa chata, do tipo que evitamos fazer.

3. Faça uma lista de tarefas

Um bom planejamento é tudo! Então, faça uma lista do que precisa ser feito em cada cômodo. Assim, você não se esquecerá de organizar alguma coisa e saberá quanto tempo, aproximadamente, vai passar em cada ambiente.

4. Desapegue do que não usa

Um pouco da desorganização está naquilo que insistimos em guardar, às vezes sem motivo, e fica acumulado em um canto. Por isso, a dica aqui é desapegar.

Dê uma geral em cada cômodo e separe aquilo que pode ser doado, como roupas, brinquedos, móveis e até aparelhos eletrônicos. Então, leve tudo a um posto de recebimento ou doe para alguém que você sabe que precisa. Nossa loja tem uma serie de cursos de organização e palestras sobre o assunto. Para saber nossa agenda, assine nossa newsletter ou nos siga no instagram

5. Faça da organização um hábito

Quando começamos a organizar a casa toda semana, percebemos que isso é muito importante para manter o ambiente agradável, aconchegante e funcional.

Então, vá transformando essa tarefa em um hábito. Insira a organização na sua rotina e, quando você menos esperar, estará organizando algo sem nem perceber.

6. Aposte em itens básicos para a organização

Para ajudar nessa tarefa, há alguns itens que auxiliam muito na organização. Veja alguns deles:

Prateleiras

As prateleiras são itens utilizáveis em todos os cômodos. Elas podem ser colocadas na sala, como suporte dos livros, ou na cozinha, para colocar os potes de condimentos, e até na área de serviço, para guardar os produtos de limpeza.

O importante é que todos os objetos ficam à vista, sendo facilmente organizados e encontrados.

Cestos

Onde você costuma deixar sua roupa suja? Um cesto é uma excelente solução para esse problema. Além desse uso, cestos de vime menores podem ser colocados na sala ou no quarto para guardar objetos pequenos e que não têm finalidade decorativa.

Organizadores para a cozinha

Esse é um ambiente onde encontramos vários objetos pequenos, como temperos, além de potes, alimentos e utensílios. Para manter tudo organizado, existem vários tipos de organizadores, como suportes para temperos ou para taças e xícaras, organizador de tampas, fruteira com vários níveis, ímã de parede para facas e talheres grandes, entre outros.

Como se pode ver, existe uma variedade de organizadores para a cozinha que podem otimizar o espaço e manter tudo em ordem. Afinal, não tem coisa mais irritante do que ter de tirar todas as tampas do balcão da pia para achar aquela que se encaixa na panela que está usando.

Com simples dicas de organização da casa podemos ter um ambiente agradável e aconchegante, e sem o estresse de nunca encontrar o que procuramos. Então, é hora de colocar as dicas em prática e ter sua casa organizada.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem as utilizem em suas casas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Posso te ajudar?
Olá!👋🏼
Estamos Online!