Saiba como fazer uma decoração de casamento bonita e econômica

Com a onda do DIY (“do it yourself”, sigla em inglês para o termo “faça você mesmo”), criar uma decoração de casamento bonita, elegante e econômica se tornou algo possível para qualquer um que se disponha a “pôr as mãos na massa”.

Para isso, a primeira medida é definir um estilo (por exemplo, clássico, contemporâneo, rústico, romântico ou minimalista) e uma cor principal, ficando atenta para não fugir da proposta ao longo do processo. No mais, os melhores locais para um casamento têm, por si só, uma vista privilegiada, o que dispensa excessos decorativos.

Assim, definidos estilo e local, para produzir tanto o décor da cerimônia quanto da recepção sem estourar o orçamento, aproveite as dicas a seguir!

Economize com arranjos florais simples

Se vocês estão na fase de juntar dinheiro para casar, aprenda a usá-lo de maneira inteligente. Em vez de encomendar tudo em floriculturas, nos mercados de flores é possível obter bons descontos direto com os produtores.

Aproveite os tutoriais online que ensinam a fazer arranjos simples (amarrados com sisal, por exemplo) e escolha espécies mais em conta, como gipsófilas, agapantos, crisântemos, alstroemérias, entre outras, para enfeitar bancos e cadeiras.

Não esqueça de convocar alguns amigos para se encarregarem das compras e da montagem dos arranjos na véspera da festa (para não murcharem).

Ao deixar somente os arranjos do altar e da mesa do bolo aos cuidados de um designer floral profissional, economiza-se uma boa quantia.

Outra medida que ajuda a poupar é o uso de garrafas e potes de vidros como vasos para enfeitarem as mesas dos convidados.

Capriche na iluminação complementar

Lustres grandes e caros podem ser facilmente substituídos ou, ao menos, ter sua quantidade reduzida.

O uso de varais de lâmpadas em tons amarelados é muito indicado: eles proporcionam maior aconchego, iluminam e criam um lindo efeito visual nos espaços maiores.

Já o uso de fitas de LED (que não esquentam e têm um custo bastante acessível) para além das sancas de gesso, como em nichos, atrás de espelhos, entre outros locais de destaque, ajuda a valorizar detalhes decorativos.

Também vale a pena investir em velas decoradas (dispostas sobre suportes firmes, para evitar acidentes) e luminárias artesanais, como modelos vazados feitos de barbante e cola.

Crie uma decoração de casamento personalizada

Porta-retratos ou painéis com fotos ajudam a compor um cenário cheio de lembranças afetivas, tanto para o casal como para os convidados.

Além disso, vale a pena integrar alguns objetos de uso pessoal — que tenham tudo a ver com o universo dos noivos — à decoração do hall. Por exemplo:

  • se forem ciclistas, suas bikes podem ser decoradas com fitas e luzes brancas (tipo pisca-pisca);
  • se gostarem de viajar, malas menores podem ser abertas sobre um aparador e servir de suporte para bem-casados ou lembrancinhas;
  • se forem cinéfilos, baldes de pipoca podem ser usados como vasos para arranjos florais;
  • se gostarem de bancar os chefs de cozinha, panelas viradas para baixo podem fazer a vez de suportes para docinhos, entre outras tantas possibilidades.

Desse modo, com um pouco de tempo, criatividade, algumas habilidades manuais e um time de amigos e familiares disposto a ajudar, é possível deixar a decoração de casamento com a cara dos noivos e sem gastar muito. Afinal, o importante é compartilhar momentos memoráveis ao lado de pessoas queridas sem sentir a ressaca da conta!

Se você gostou deste post, saiba que nós temos muito mais para compartilhar. Para conferir, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *