Aprenda agora como limpar o fogão e deixá-lo novo!

Limpar fogão para deixá-lo com aparência de novo pode parecer uma missão um pouco desafiadora, não é mesmo? Afinal, qual é a melhor forma de tirar todo o excesso de gordura e sujeira de todo o equipamento? Será que tem alguma maneira de deixar todo o processo de limpeza mais simples e menos trabalhoso?

Calma, pois é possível realizar a limpeza do fogão sem complicações e alcançando um ótimo resultado. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este texto com dicas infalíveis. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o tema.

Retire as grades e os queimadores

Inicie o processo de limpeza pelas grades e os queimadores. É interessante deixá-los em uma bacia de água morna por alguns minutos para amolecer mais facilmente a gordura e o excesso de sujeira.

Em seguida, limpe-os com uma esponja com sabão neutro em água corrente. Se ainda assim estiver muito difícil retirar a sujeira, pode-se utilizar a palha de aço com detergente para limpar os queimadores. Deixe as peças secarem bem antes de coloca-as novamente no fogão.

Limpe a parte externa e o tampo de vidro

Para limpar a parte externa, opte por uma esponja macia com água e detergente. Basta fazer uma espuma e passar por toda a superfície. Uma dica é deixar a espuma agindo por alguns minutos em cima da sujeira para amolecê-la e, consequentemente, facilitar a remoção. Depois, retire o excesso de resíduo da parte externa com a esponja úmida.

Lembre-se de que pode optar por produtos específicos para a limpeza do fogão. Se assim preferir, basta passar o produto com a esponja, deixar agir por alguns minutinhos e, depois, retirar com a esponja úmida. Vale ressaltar que é preciso ter cuidado quanto à escolha do produto de limpeza mais indicado para a parte específica de seu equipamento, que pode ser de:

  • vidro;
  • inox;
  • cromado;
  • esmaltado, entre outros.

O tampo de vidro deve ser limpado praticamente repetindo o processo anterior. No caso de dúvidas na escolha do produto de limpeza, opte sempre pelo detergente neutro para não ter erro.

Higienize o forno do fogão

Uma dica para limpar o forno do fogão é utilizar produtos caseiros, como o vinagre com bicarbonato de sódio e um pouco de água. Passe essa mistura por todo o forno com a ajuda de uma esponja.

Depois, ligue o forno e deixe-o por alguns minutos funcionando em temperatura baixa. Desligue e passe uma esponja úmida por todas as paredes do equipamento de forma a retirar a gordura que foi amolecida. Após esse processo, é importante deixar a porta do forno aberta por alguns minutos para que ele seque por completo.

Viu como é fácil limpar o fogão seguindo essas dicas? Lembre-se de que é muito importante evitar certos produtos na hora de efetuar a limpeza, como os abrasivos e os que podem arranhar a superfície dependendo do local em que forem usados, para que não ocorram danos ao equipamento.

Agora que você já sabe como limpar fogão corretamente, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, você ajuda mais pessoas a realizarem esse tipo de tarefa sem complicações e dores de cabeça.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Posso te ajudar?
Olá!👋🏼
Estamos Online!