Tipos de pratos: quais são e como usá-los?

Fundo, raso, de sobremesa… A maioria das famílias usa apenas esses tipos de pratos. Mas, será que existem outros formatos que vale a pena adotar? O tema exige reflexão, pois nada pior do que acumular objetos que acabam esquecidos no fundo do armário.

Por isso, o objetivo deste artigo é ajudar a esclarecer em quais louças investir — sempre com o intuito de deixar a mesa mais bonita e funcional. Para descobrir, acompanhe o post!

Quais são os principais tipos de pratos?

Um aparelho de jantar básico é composto por pratos fundos, rasos e de salada/sobremesa. Porém, para quem faz questão de que cada alimento seja servido em seu recipiente correspondente, indicam-se conjuntos mais completos. Veja os principais modelos:

  • prato raso: o mais usado, serve tanto para as refeições do almoço como do jantar (com exceção dos preparos líquidos);
  • prato fundo: além da fundura, tem a borda larga. Isso o torna ideal para sopas, cremes e caldos. Também pode ser usado para massas com bastante molho;
  • prato de risoto: tem a borda larga e o fundo bem-delimitado;
  • prato de salada: versão reduzida do prato raso. Além da salada, é muito usado no lanche;
  • prato de sobremesa: um pouco menor do que o prato de salada, também é bastante usado no café da manhã e lanches. Muitas vezes, serve de apoio para bowls e ramekins;
  • prato de pão: é o menor prato do aparelho de jantar (com cerca de 15 cm). Usado para colocar o pãozinho, servido como acompanhamento de sopas ou preparos com molho.

Em relação aos itens complementares, destacam-se:

  • bowl: versão mais refinada da tigela. É muito usado no café da manhã, sendo ótimo para servir iogurte com frutas, cereais com leite etc. Porém, pode ser empregado em uma infinidade de preparos, salgados e doces, indo do café da manhã ao jantar;
  • ramekin: com paredes mais baixas que o bowl, costuma ter duas alças. Feito de um material resistente a temperaturas altas, vai do forno direto para a mesa. Pratos como soufflés, crème brûlée, entre outros, costumam ser assados e servidos em ramekins;
  • cumbucas e molheiras: usados para armazenar cremes e molhos servidos à parte, separados do prato. Geralmente, acompanham pratos fundos.

Como utilizá-los na mesa posta?

Quem guia a montagem da mesa é o menu. Quando o cardápio exigir, o prato fundo ou de salada fica sobre o prato raso. Já o prato de pão é disposto na parte superior aos pratos principais, sempre à esquerda — assim como o guardanapo. O prato de sobremesa não tem segredo: é servido após a louça da refeição ser retirada.

Em relação ao prato quadrado, o que muda é somente o design. O modelo tem a mesma funcionalidade do redondo, apenas dá um ar mais moderno à mesa. O sousplat, por sua vez, é usado como base para os pratos, demarcando os lugares à mesa. Seu papel é mais decorativo do que funcional.

Por isso, trata-se de um acessório empregado em ocasiões especiais, geralmente em refeições mais formais. Uma dica: para combinar com diversos tipos de louças, prefira sousplats discretos.

Como escolher um bom aparelho de jantar?

Quando for comprar (ou solicitar na lista de casamento) o primeiro aparelho de jantar, escolha um modelo com cores e padrões neutros — mais fácil de combinar. Vale a pena pedir algumas unidades extras de pratos rasos e de salada/sobremesa, deixando-os de reserva. Por serem muito utilizados, esses modelos costumam ser os mais quebrados.

Lembre-se ainda de que, além da questão estética, os tipos de pratos interferem no paladar. Modelos fundos, por exemplo, preservam a temperatura da refeição e, ao mesmo tempo, diminuem o risco de respingos.

Em relação aos materiais, cerâmicas e vidros são os mais comuns. Já para festas, peças em acrílico são mais indicadas, por serem mais resistentes. Por fim, existem os belíssimos conjuntos de porcelana, mais refinados.

Independentemente da sua necessidade, uma boa loja de utensílios domésticos reúne opções para todos os bolsos e gostos. Com base na funcionalidade de cada modelo, liste os tipos de pratos dos quais necessita e compre-os pessoalmente ou pela internet.

Para acertar na escolha, conheça o portfólio de louças da Exclusiva Utilidades! Lá, você encontra tudo para deixar sua mesa completa, funcional e aconchegante.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *