Como preparar carne de hambúrguer? Descubra aqui!

Quem gosta de pratos versáteis, certamente já se questionou como preparar carne de hambúrguer. Seja para comer sozinho, para o jantar da família ou para receber os amigos, trata-se de uma excelente pedida.

Além de delicioso, o hambúrguer é muito prático: pode tanto ser feito na hora como com antecedência. No momento de servir, é só escolher os complementos, conforme o gosto de cada um.

Mas, para garantir o sabor e a suculência, existem algumas técnicas. Se quiser aprender a fazer hambúrgueres caseiros perfeitos, confira as dicas!

Como preparar carne de hambúrguer?

Um bom hambúrguer precisa de carne moída, sal e pimenta-do-reino. Pode ser feito de um único corte (como patinho, fraldinha, alcatra, acém, entre outros) ou de um blend (dois ou mais). O importante é não ser magro demais, a ponto de faltar gordura.

Na hora de bolear, tente deixar cada unidade com 180 g. Basta fazer uma bolota, achatá-la e moldá-la, de modo que o meio fique mais baixo do que as bordas. Atenção ao tempero: coloque o sal apenas quando o hambúrguer estiver na chapa. Ao virar, adicione a pimenta sobre o lado já dourado.

Quais são os utensílios necessários?

Na lista de utensílios, não pode faltar a frigideira antiaderente. Leve-a ao fogo e, quando estiver bem quente, coloque o hambúrguer. Deixe dourar e vire (apenas uma vez). Nunca aperte a carne.

Outros acessórios ajudam a tornar seu hambúrguer mais profissional:

  • balança de cozinha;
  • aro para fritar ovo (assim, não é preciso moldar a carne na mão);
  • moedor para sal e pimenta;
  • termômetro com mira a laser;
  • abafador (para derreter o queijo).

No dia a dia, há quem prefira usar o grill elétrico. Mas, como ele elimina boa parte da gordura, o hambúrguer pode ficar menos suculento.

Como escolher os complementos?

Os complementos clássicos são molhos (ketchup, mostarda e/ou maionese, entre outros), queijos (muçarela, prato ou cheddar) e saladas (alface, cebola, tomate e/ou picles). O tipo de pão pode variar, embora o tradicional pão de hambúrguer com gergelim seja ideal para absorver o suco da carne sem desmanchar.

Como transformá-la em uma refeição?

Não basta saber como preparar carne de hambúrguer, é preciso ampliar as combinações. Além do lanche, ela pode ser servida acompanhada de:

  • arroz, feijão e ovinho frito;
  • macarronada, no lugar das almôndegas;
  • batatas (fritas ou assadas) etc.

Se preferir uma refeição mais light, combine-os com:

  • legumes ao vapor;
  • salada de folhas etc.

Qual é o segredo da carne perfeita?

A carne tem que ser fresca e moída na hora. Outra dica é apostar em uma combinação de cortes com bom percentual de gordura (em média, 20% do peso total).

Em relação ao ponto, dois minutos de cada lado são suficientes para um interior rosado. Se quiser bem passado, deixe o dobro do tempo. Se tiver um termômetro, as temperaturas são:

  • malpassado: de 50º a 55ºC;
  • ao ponto: 60º a 65ºC;
  • bem passado: acima de 70ºC.

Isso para hambúrgueres de 180 a 200 g, com cerda de 2,5 cm de altura. Quaisquer mudanças nesse padrão, bem como na altura da chama do fogão e na espessura do fundo da panela, alteram o tempo de cocção. Para manter a suculência, nunca fure a carne. 

Como prevenir contaminações?

Independentemente de quantas unidades for fazer, manipule uma pequena quantidade de carne por vez. Conforme for montando, guarde-as na geladeira (caso o preparo seja imediato) ou no freezer.

Para congelar sem grudar nem deformar, separe-as com papel-manteiga e empilhe no máximo três. Organize em uma assadeira (fechada com papel-filme) ou caixa plástica com tampa. Uma vez congelados, os hambúrgueres podem ser colocados em sacos com fechamento hermético. Por fim, antes de prepará-los, o ideal é descongelar na geladeira.

Saber como preparar carne de hambúrguer é um verdadeiro trunfo na cozinha, pois ela pode ser servida em diversas ocasiões. Seja no pão ou como complemento em outros pratos, o importante é seguir as técnicas e deixá-la descansar por dois minutos antes de comer. Dessa forma, o suco se distribui de maneira uniforme, garantindo a suculência.

Agora que você sabe os segredos das melhores hamburguerias, descubra a importância de investir em bons utensílios. Conheça as diferenças e benefícios das panelas de cerâmica!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *