Feng Shui na cozinha: 3 dicas para atrair boas energias ao ambiente

A cozinha é um local da casa que reúne os amigos e a família, sendo, para o Feng Shui, um espaço que significa riqueza e prosperidade. Por isso, ela deve ser um ambiente calmo, alegre e que atraia muitas energias positivas.

E uma forma de deixar esse cômodo com tudo isso é por meio do equilíbrio entre todos os elementos da decoração, que devem ser fundamentais ao uso e estarem em locais corretos para que a energia flua adequadamente. Mas, afinal, como aplicar o Feng Shui na cozinha?

Ficou interessado pelo assunto? Então confira aqui algumas dicas de como deixar a sua cozinha com a melhor energia possível. Acompanhe a leitura!

1. Posicionamento

O posicionamento de todos os elementos da cozinha deve ser pensando a fim de que a energia circule livremente por todo o ambiente. Desse modo, todos os itens devem ser postos em lugares adequados.

Por exemplo, o fogo e a água são elementos essenciais à vida que devem ser respeitados e, consequentemente, estarem em harmonia no ambiente. Como o fogão é onde se cria a refeição, ele é o símbolo da prosperidade máxima e a sua localização não deve estar de frente para a pia ou a geladeira, uma vez que a energia da água apaga a do fogo.

Caso não seja possível manter a distância entre esses itens, é aconselhado o uso de vasinhos com temperos naturais — como coentro, salsa, manjericão etc. — perto de um deles, para manter a energia em equilíbrio.

Outro ponto fundamental em relação à posição do fogão é que quem cozinha não deve ficar de costas para quem entra pelo ambiente. Dessa forma, deve-se evitar que o fogão esteja de frente para a porta. Nesse caso, o ideal é que o fogão esteja de lado, permitindo que a nossa energia “chi” flua com facilidade pelo local.

2. Cores

A paleta de cores  não deve criar poluição visual. Pelo contrário, as cores são fundamentais para criar energia e, por isso, devem estar em harmonia. O branco, por exemplo, é uma cor que transmite higiene, paz, tranquilidade e organização. Assim, acaba sendo uma boa pedida na hora de compor o ambiente.

Além disso, é muito fácil combinar outras cores com o branco, como bancada de pedra em cor clara ou escura, mesa de jantar de madeira, cadeira de madeira com estofado colorido — o amarelo é uma sugestão excelente para quem busca alegria e felicidade —, entre outros. O ideal é utilizar cores neutras nas paredes e armários com toques de outras cores em utensílios de uso, por exemplo.

A exposição de utensílios da cozinha — como panelas, tigelas, bomboniere de vidro, colheres de bambu etc. — é uma forma de utilizar o que é funcional ao dia a dia para ajudar a compor o ambiente. Por isso, dê preferência a itens que transmitam sensação de aconchego.

Assim, fazendo com que a energia do ambiente flua sem dificuldade. Também fica um charme colocar no centro da mesa de jantar ou de uma bancada um vaso de flores coloridas ou uma fruteira com frutas.

3. Plantas

Trazer a natureza para o dia a dia é fundamental para a saúde mental e importante ao aplicar o Feng Shui na cozinha. Com isso em mente, invista em plantas na decoração do espaço, para deixar a energia positiva ainda mais forte e trazer equilíbrio para todos os elementos do ambiente.

O verde pode estar presente em um jardim vertical cheio de ervas aromáticas ou então em um belo arranjo de flores no centro da mesa de jantar.

Não utilize plantas artificiais, pois, nesse caso, deve-se atrair energia boa por meio de energia boa. Para isso, é essencial que seja uma planta viva.

Com essas dicas fica muito mais fácil deixar a cozinha com energia positiva. Lembre-se de buscar harmonia entre os elementos decorativos para que se crie equilíbrio visual no espaço. O resultado será um ambiente com muitas vibrações boas e tranquilidade.

Gostou das nossas dicas de Feng Shui na cozinha? Então que tal saber também sobre algumas dicas de organização da casa? Não fique de fora dessa!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *