Panela wok: descubra porque ela é essencial em sua cozinha

Com certeza, você já ouviu falar sobre a panela wok, não é mesmo? Mas sabe por que ela é tão especial? Afinal, o que ela tem de tão diferente que uma simples frigideira?

A verdade é que essa panela veio para ficar, uma vez que proporciona muitas facilidades na hora de cozinhar — seja por causa de seu tamanho ou de sua forma circular —, deixando a refeição ainda mais saborosa e gostosa. É uma panela que não pode faltar na cozinha de quem realmente gosta de comer bem e adora cozinhar sem dificuldades.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura, pois preparamos este texto especialmente para falar sobre a panela wok, mostrando por que ela se tornou indispensável na cozinha!

O que é uma panela wok?

A wok é uma frigideira diferente das tradicionais, que são rasas. A lateral da wok é mais alta e sua forma é aberta e arredondada, enquanto o fundo é proporcionalmente menor.

Ela é ideal para refogar alimentos, apresentando desempenho bem superior nessa tarefa quanto comparada com as frigideiras normais. Além disso, é própria para cozinhar em maior quantidade, uma vez que suporta mais alimentos de uma só vez.

O fato de ser circular e aberta é outro ponto vantajoso para a cocção dos alimentos, pois permite que o líquido evapore mais rapidamente.

O que posso preparar nela?

A wok é ideal para preparar pratos típicos orientais, seja refogando carnes com legumes ou misturando o molho no macarrão. Outro ponto que chama atenção para essa frigideira é que ela é bastante versátil, sendo perfeita para fritar peixes, por exemplo, tendo em vista que a sua boda é alta, o que garante que nenhum óleo respingue fora da panela, causando possíveis queimaduras.

Ela também é muito eficaz para preparar risotos de forma mais rápida e sem queimar o fundo. Com certeza, é uma aquisição muito boa para quem ama cozinhar.

Qual é o melhor tipo de panela wok?

As melhores panelas wok são aquelas feitas de aço-carbono ou de ferro fundido. Por causa desses materiais, costumam ser mais pesadas. Por isso, tenha certeza de que conseguirá manusear com firmeza a frigideira pelo cabo utilizando as duas mãos.

Uma frigideira pesada pode parecer algo ruim, mas saiba que essas são as melhores wok no mercado. Uma boa pedida também são as wok com revestimento antiaderente, mas é preciso cuidado para não arranhar o seu fundo durante o uso do dia a dia. Para isso, use apenas utensílios de silicone ou colheres de pau. O ideal é utilizar uma espátula.

Como utilizar a wok?

Antes de utilizá-la, esquente a panela por um minuto em fogo alto com óleo vegetal. Depois de quente, acrescente os ingredientes, mas fique por perto, pois a wok cozinha os alimentos muito rapidamente.

Diminua a temperatura e faça movimentos circulares com a panela para que os ingredientes “saltem” e fiquem todos distribuídos. Assim, evita-se que grudem no fundo da panela.

Onde posso comprá-la?

A panela wok pode ser comprada em grandes supermercados, lojas especializadas em casa e itens de cozinha e, de forma bastante prática, pela internet. É sempre bom comprar em um lugar de confiança e que ofereça o melhor preço. Por isso, pesquise com atenção antes de efetivar a compra do produto.

Como você viu, uma panela wok é sempre uma frigideira que faz toda diferença na cozinha. Desse modo, não fique de fora dessa e adquira logo a sua!

    Você pode gostar...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *