Saiba como organizar uma noite de vinhos na sua casa!

Promover uma noite de vinhos em casa para servir aos seus convidados pode parecer uma tarefa bastante desafiadora, verdade? Mas fique tranquilo: com os conhecimentos adequados sobre planejamento, essa ocasião passa a ser bem simples de organizar.

Antes de mais nada, é preciso se preparar. Para isso, pense nas combinações de sabores, nos utensílios necessários, quem serão os convidados e até mesmo no que deve ser evitado.

A programação correta figura como elemento vital para viver uma noite especial com pessoas queridas. Quer saber mais a respeito do assunto? Continue a leitura do post!

O que escolher para harmonizar a noite de vinhos?

Pães e queijos

Para a degustação de vinhos, o ideal é ter um branco, um tinto e um mais adocicado para comer com frutas e chocolate, por exemplo. A noite de vinhos pode começar com um pão ― como baguete, ciabata, australiano etc ― com diversos sabores de queijos em harmonia com o vinho tinto. Algumas opções saborosas de queijos são:

  • gorgonzola;
  • provolone;
  • brie;
  • roquefort;
  • grana padano;
  • ementhal.

Cada queijo apresenta uma textura e um gosto diferente, indo de sabores fortes a outros mais suaves. É interessante, ainda, oferecer uma geleia gostosa de damasco, por exemplo, para acompanhar o queijo brie no pão. Outra dica é deixar para comprar queijos e pães na véspera da ocasião, para que estejam frescos.

Coloque os pães em uma bandeja de palha e, ao lado, uma tábua de madeira com os queijos e uma faca para cortá-los. Pode-se, também, disponibilizar pequenos potes de vidros com geleias, pastas de azeitona e patês.

Frios

Em uma bela tábua, perfile salaminhos, lombinho canadense, presunto parma e demais frios de seu gosto.

Decore a tábua com outros itens que combinam com vinho, como castanhas e ervas para adicionar ao pão com o frio, como manjericão, coentro e salsinha.

Frutas

Não se esqueça de preparar uma bandeja com frutas que possam ser degustadas no fim da noite como sobremesa. Nela, vale a pena colocar figos, cachos de uvas e morangos.

Mergulhar os morangos em um fondue de chocolate, em harmonia com um vinho moscatel, é outra excelente alternativa!

Que utensílios usar?

Para a noite de vinhos é primordial contar com alguns utensílios, como:

O ideal é separar tudo com antecedência, sem deixar para a última hora. Afinal, o segredo para evitar dores de cabeça ao elaborar uma noite como essa é seguir todo o planejamento estabelecido dentro do prazo.

Quem convidar?

Os convidados devem ser pessoas que ajudarão a tornar a noite ainda mais alegre, como amigos próximos e familiares.

É interessante chamar apenas quem aprecie um bom vinho, pois trata-se da intenção da ocasião. Desse modo, evite convidar pessoas que não gostem da bebida e, por isso, não curtiriam tanto o encontro.

Com essas dicas, preparar um encontro que envolva sabor e boas risadas fica ainda mais tentador, verdade? Comece a planejar sua noite de vinhos agora mesmo!

Viu como promover esse tipo de evento pode ser mais fácil do que parece? Para deixar a ocasião ainda mais especial, conheça os principais tipos de taças e como utilizá-las!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Posso te ajudar?
Olá!👋🏼
Estamos Online!