Afinal, como guardar panelas para otimizar espaço?

Organizar seus utensílios de cozinha não é só uma questão de praticidade. Na verdade, a maneira como eles são guardados também pode ajudar na higiene e conservação da peça.

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como guardar panelas, seja em armários ou penduradas de maneira que, além de praticidade, você possa aumentar o tempo de vida útil das suas grandes companheiras na cozinha. Confira!

Não empilhe umas sobre as outras

O ideal é que você tenha espaço suficiente para guardar as panelas tampadas em armários fechados. Assim, você perde menos tempo procurando pelo modelo específico para que o que você for cozinhar. No entanto, caso isso não seja possível, a primeira dica é não empilhar as peças.

Se for inevitável ter que empilhá-las, coloque um papel toalha entre as peças, evitando-se o atrito entre elas e, consequentemente, arranhões. Para resolver o problema, você pode optar por guardar as panelas em prateleiras intermediárias que permitem a otimização da altura. E claro, não podemos esquecer das tampas. Para elas há inúmeras opções baratinhas de organizadores em lojas de armarinhos — outra dica é guardá-las nas gavetas.

Pendure em ganchos

Esse é outro truque utilizado para guardar suas panelas e que tem muitas vantagens:

  • ficam acessíveis para usar no dia a dia;
  • ventilação em toda a superfície das panelas inclusive a parte de baixo, o que não acontece nos armários fechados;
  • pode compor a decoração da cozinha dando um ar mais contemporâneo a sua cozinha.

Você pode utilizar desta técnica para panelas e frigideiras com cabo longo, já as com alças laterais não são tão práticas para guardar pendurada justamente por terem alças curtas

Pendure em trilhos deslizantes

O ideal para pequenos espaços é fazer um móvel planejado para que possa otimizar ao máximo o espaço. Se você puder fazer um projeto para seu armário de cozinha, inclua a opção dos trilhos deslizantes onde você possa pendurá-las e guardá-las em armário fechado ao mesmo tempo. Essa opção é interessante, mas nas hora de fazer o projeto é preciso lembrar de incluir um local para guardar as tampas.

Use organizadores aramados

Esta é uma dica mais barata para quem não tem condições de fazer móveis planejados. Hoje em dia existem organizadores aramados que auxiliam como organizar panelas e outros utensílios domésticos. Sempre tenha cuidado ao tirar e colocar as panelas sobre eles para que não dê atrito ou possa ter algum arranhão na sua panela.

Separe as panelas por frequência de uso

O ideal é ter apenas peças que você realmente usará, afinal, de que adianta ter aquele jogo de panelas completo se você fará uso de apenas 4 deles? A dica é colocar as panelas que você mais usa na frente. Assim, você não terá muito trabalho de tirar uma por uma — principalmente se elas estiverem empilhadas.

Saber organizar panelas é fundamental, já que essa é a parte que ocupa mais espaço na cozinha. Por isso, é sempre bom se dedicar um pouco pensando sobre será feita a organização das peças, de modo que você encontre tudo o que precisa na hora de cozinhar. Afinal de contas, não tem nada mais desagradável que ficar procurando a tampa daquela frigideira ante aderente que sua madrinha escolheu com tanto carinho para você.

Se gostou desse artigo sobre como guardar panelas , que tal conferir dicas para limpar o fogão e deixá-lo novo? Boa leitura!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *